Alvos do Draft 2014 - Pass Rushers

 

Como na maioria das posições defensivas, os Scouts da NFL procuram características físicas específicas, e olham para os atletas tentando imaginar como eles seriam escalados em seus times.

No caso dos Defensive Ends temos 3 opções: DE no esquema 4 x 3, DE no esquema 3 x 4, ou OLB no esquema 3 x 4.

Todos eles podem atuar como DE tradicional do esquema 4 x 3 vai atuar na dupla função de pressionar o Quarterback adversário, além de conter seu espaço no jogo de corridas.

Já no esquema 3 x 4, ele deve enfrentar seu oponente direto da linha ofensiva, abrindo espaço para os Linebackers atuarem. Como OLB, ele precisa pressionar o QB, porém em outras situações de passe, ele poderá cobrir uma determinada zona específica.

Ao lado dos nomes, estou colocando como os scouts os vêem, além do tradicional DE no esquema 4 x 3 .

Em média 5 PASS RUSHERS são draftados no primeiro round.

 

TOP 6

1) Jadeveon Clowney (South Carolina) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no esquema 3 x 4

Atleta assombroso, de tipo raro. Vai caber a ele trabalhar sua parte técnica para vir a ser reconhecido entre os maiores PASS RUSHERs de todos os tempos.

E é daí que chegam suas maiores críticas. O medo que seu comprometimento com a profissão não se equipare ao tremendo potencial.

Essa percepção vem de declarações de seu antigo HEAD COACH na Universidade South Carolina e estatísticas no campeonato 2013, aquém do esperado.

Parte da explicação para esse desempenho está em pequenas contusões, parte na ultra esquematização de bloqueios que os adversários aplicaram contra ele.

De qualquer forma é muito difícil que alguém no topo do Draft deixe de seleciona-lo por essas razões.

Veja seus Highlights:

 

2) Khalil Mack (Buffalo) – OLB no esquema 3 x 4

Mack tem grande valor nesse Draft pois executa muito bem a função premium nas defesas atuais: PASS RUSH.

Tecnicamente ainda não está qualificado para atuar como um verdadeiro Linebacker, usado também em coberturas defensivas, e é irregular contra o jogo de corridas.

Vejo-o estritamente como um Linebacker externo no esquema 3 x 4 pelo tamanho, Defensive Ends no esquema 4 x 3 são normalmente mais altos, e por essa limitação contra o jogo de corridas.

Veja seus Highlights:

 

3) Anthony Barr (UCLA) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no esquema 3 x 4

Ao contrário de Mack vejo em Barr um potencial físico para se desenvolver num melhor Defensive End do 4 x 3, do que um Linebacker externo no 3 x 4.

Mais ativo contra o jogo de corridas e explosivo na hora do SNAP, pode usar essa característica para sobrepujar seu bloqueador logo na saída da bola.

Se usado como Linebacker, também precisará desenvolver-se na cobertura defensiva, no que desconfio teria dificuldade.

Veja seus Highlights:

 

4) Jeremiah Attaochu (Georgia Tech) – OLB no esquema 3 x 4

De Biotipo bem parecido com Khalil Mack, Attaochu também pode virar uma estrela como PASS RUSHER.

Além disso é competente contra o jogo de corridas.

Estranhamente não tem seu nome tão comentado. Talvez porque tenham-no colocado como Linebacker interno na semana do SENIOR BOWL, onde ficou ofuscado.

Veja seus Highlights:

 

 

5) Kareem Martin (North Carolina) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no esquema 3 x 4

Alto e atlético, Martin tem excelente potencial.

Como quase todos os atletas vindos do college football, ele precisa trabalhar a parte técnica e se adaptar ao ritmo forte da NFL.

Poderá se destacar tanto no PASS RUSH como no combate ao jogo de corridas.

Veja seus Highlights:

 

6) Kony Ealy (Missouri) – qualquer posição

Talento e atleticismo de sobra para atuar em qualquer posição que seu time preferir, até no interior da linha defensiva. Será capaz de eventualmente gerar o PASS RUSH que as equipes tanto procuram.

Porém precisa melhorar e muito no combate ao jogo de corridas. Hoje, os adversários conseguem bloqueá-lo com grande facilidade. (exemplo: procurem o video de seu confronto contra Greg Robinson - OT - Auburn).

Será que terá a força mental para isso?

Veja seus Highlights:

 

O Coringa

Dee Ford (Auburn) – OLB no esquema 3 x 4

Leve, acredito que Ford encontre sua posição como Linebacker externo. Tem boa velocidade e talento como PASS RUSHER.

No entanto precisa se fortalecer e melhorar no combate ao jogo de corridas, onde os bloqueadores da NFL deverão dominá-lo facilmente neste primeiro momento.

Ford tem um histórico médico que assusta os times: problemas nas costas.

Veja seus Highlights:

 

Evitaria Escolher

Jackson Jeffcoat (Texas) - DE no esquema 4 x 3 ou OLB no esquema 3 x 4

Mais uma vez vou ao histórico da universidade, o que ela gerou de talento na respectiva posição, para então desconfiar do novo atleta vindo de lá.

Jeffcoat segue os passos de alguns Defensive Ends de Texas, renomados na universidade, um pouco menores do padrão para Defensive Ends, que projetam-se como Linebackers externos na NFL.

Nenhum deles conseguiu fazer esse ajuste 100% suave. De todos Brian Orakpo (Redskins) mostrou talento, mas não o suficiente para ter seu contrato renovado no patamar que pretende.

Veja seus Highlights:

 

Alternativas

Demarcus Lawrence (Boise St) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no 3 x 4 – Faz tudo bem e tecnicamente polido. Terá o atleticismo para brilhar na liga?

Scott Crichton (Oregon St) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no 3 x 4 – Um tanque. Terá o atleticismo para executar todas as funções em campo?

Brent Urban (Virginia) – DE no esquema 3 x 4 – Pena que esteve machucado por boa parte de 2013. Quem o selecionar dará um grande presente a sua torcida.

 

Merece Atenção

Marcus Smith (Louisville) e Trent Murphy (Stanford) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no 3 x 4

Dois jogadores bem produtivos em suas respectivas universidades mas sem a explosão que os scouts procuram. Acho que ambos compensarão com energia, inteligência e força.

Talvez os dois tenham que atuar na NFL em posições diferentes da que estão acostumados. Murphy jogou boa parte de seus SNAPs em pé, como Linebacker externo, mas o vejo como um Defensive End.

Enquanto Smith, um pouco menor, pode se ver como um Linebacker externo, posição apropriada para seu tamanho.

Veja highlights de ambos:

 

O Caso Extraordinário

Michael Sam (Missouri) – DE no esquema 4 x 3 ou OLB no esquema 3 x 4

Se olharmos pro restrospecto recente, todos os jogadores eleitos melhor defensor da conferência SEC foram draftadados relativamente cedo.

Não acho que será o caso de Michael Sam, cujas características físicas não costumam transpor bem para a NFL. Para um Defensive End baixo virar um jogador sólido na liga ele precisa compensar com muita agilidade. Se for pouco ágil, precisa possuir um tamanho e força que encante os scouts.

Sam está entre essas 2 características, nem tão baixo que assuste os times, nem totalmente desprovido de agilidade. Então como escalá-lo?

Produtivo em campo por Missouri, especialmente como PASS RUSHER, deve estar em campo nessas situações apenas, o que diminui seu valor de Draft.

Mas e se isso realmente acontecer, e ele sair digamos no 5º round? Será que não veremos um mar de críticas alegando que o motivo real de sua "queda" é a notória preferência sexual?

Aguardaremos as cenas do próximo capítulo.

Veja seus Highlights:

xxxx

 

Outras Opções

Chris Smith (Arkansas), Carl Bradford (Arizona), Adrian Hubbard (Alabama), James Gayle (Virginia Tech), Jeoffrey Pagan (Alabama), Josh Mauro (Stanford), Ben Gardner (Stanford), Taylor Hart (Oregon), Aaron Lynch (South Florida), Cassius Marsh (UCLA), Ethan Westbrooks (West texas A&M), Chaz Sutton (South Carolina), Marcus Thompson (Rutgers), Kerry Wynn (Richmond), Denico Autry (Mississippi St), Howard Jones (Sheppers)

 

Comentar

Veja também: