Audiência da NFL em 2014
Voltamos com a nossa coluna Football Business e falaremos hoje sobre o alcance de audiência da NFL em 2014.
Esse ano está sendo conturbado devido aos sérios casos extra campo que alguns jogadores estão enfrentando como Ray Rice, Adrian Peterson e Greg Hardy.
Casos tão sérios e vergonhosos que nos fazem pensar, será que eles afetam a imagem do esporte? Esses casos fazem com que as pessoas deixem de assistir a NFL?
Os números (como sempre eles) não mentem e veremos abaixo como está a audiência dos canais americanos:
ESPN
Responsável pelo MNF (Monday Night Football) a emissora está com um crescimento de 7% em sua audiência. Nos seis primeiros jogos dessa temporada, sua média é de 13.99 milhões de telespectadores (13.68 em 2013).
NBC
Dona do SNF (Sunday Night Football) ela continua a liderar os programas de horário nobre. Nos 8 primeiros jogos sua média é de 22.1 milhões de telespectadores, segundo ano consecutivo que supera a marca dos 22milhões. Seu único problema é que durante as partidas a alternância da audiência é muito alta, cerca de 17 pontos. Claro que os jogos possuem grande influência nesses números e alguns jogos “sem emoção” nesse ano colaboraram para isso.
FOX
A emissora é muito forte nos jogos de domingo a tarde. Sua média em 2014 é de 20.8 milhões e caiu 1% comparando com 2013. Sua média está sendo boa devido a dois jogos, Cowboys x Seahawks (semana 6) e Giants x Cowboys (semana 7) que foram ótimos e deram grande visibilidade ao canal.
Cowboys x Seahawks que foi até agora, o jogo de maior audiência do campeonato, atingindo 30milhões de telespectadores!
CBS
A emissora que voltou a transmitir jogos em 1998 está tendo sua terceira melhor marca nesse ano, cerca de 17.52 milhões de telespectadores. Esse ano está dividindo a transmissão da maioria dos jogos de quinta-feira com a NFL. Porém está abaixo de sua média de 2013, que atingiu 18.7 milhões.
Como vimos, não existe uma alternância significativa que nos faça acreditar que os problemas fora campo dos jogadores estejam afetando a NFL em um todo.
Esses problemas afetam sem dúvida a imagem do jogador, camisas e produtos relacionados ao seu nome sofrem um grande impacto.
No Brasil, sabemos que os números vão bem e crescendo. Claro que não tem comparação com os números americanos, mas a ESPN vem investindo no esporte que se tornou a "menina dos olhos” da emissora.
Diferente dos Estados Unidos, aqui a emissora tem o direito de todos os jogos (lá cada jogo passa em um canal).
A renovação de contrato da ESPN aqui foi de extrema importância. O esporte está chamando atenção de outras emissoras e com a chegada da Fox Sports no Brasil, a chance de perder as transmissões da FOX USA seria alta e atrapalharia muito a estratégia da emissora.
Em alcance de audiência, a ESPN teve média de 0.67 ponto que equivale a 123mil pessoas em 2013. Nessa temporada ainda não temos os números, mas o aumento de jogos (6 em média/semana) e novas marcas anunciando (Under Armour e Cataflam por exemplo) mostram que a NFL não para de crescer no país.
Para acabar eu gostaria de agradecer todo o feedback que venho recebendo de vocês com elogios e comentários e aproveitando, quero deixar uma pergunta:
Como esses casos extra campo afetam você torcedor brasileiro da NFL? Responda nos comentários.
Obrigado e nunca se esqueçam, All we need is R.O.I!
Comentar