Fantasy Games: O jogo é de mentira mas o dinheiro é real!

 

destaque-fantasygames

 

Chegou a hora de falarmos de algo que está a cada ano conquistando mais e mais brasileiros, os Fantasy Games.

É mais do que óbvio que o Futebol Americano está crescendo no país e junto com ele o gosto pelos Fantasy Games. Já é comum, nós fãs da NFL tentarmos explicar para algum amigo o que é o Fantasy e ele falar: “Ahhh é igual o cartola!” - Sendo que na verdade o Cartola é igual ao Fantasy...

Nos Estados Unidos esse já é um mercado que movimenta Bilhões ( eu disse bilhões com B) de dólares e as ramificações e o dinheiro não param de crescer.


A FSTA (Fantasy Sports Trade Association - sim, existe uma associação) alega que já são 33 milhões de jogadores no USA e 3 milhões no Canadá, com um crescimento de mais de 11% nos últimos 5 anos, sendo que 47% desses jogadores pagam algum valor para participar de jogos.

Claro que os mais procurados são os de Futebol Americano, mas esportes como Basquete, Golfe, Futebol e corridas de carros já possuem suas versões.

Aqui no Brasil ainda jogamos de graça mas no país da NFL é normal você entrar em uma liga com uma taxa de inscrição ($74 em média).

O site Fan Duel Fantasy Football Championship é um dos mais conhecidos e pagou 1 Milhão de dólares para o vencedor do ano passado!!!

A FSTA também divulgou que o jogador gasta em média 3 horas por semana cuidando de seu time. Isso tudo sem contar os inúmeros acessos que esses sites possuem fazendo com que diversos banners de propagandas tragam ainda mais lucro.

Somando todas as formas de se movimentar o dinheiro, o mercado de Fantasy Games já é avaliado em 3bilhões de dólares!


Dinheiro suficiente para criar nicho de mercado específico para esse público como rádios especializadas e colunistas que fazem análises e são verdadeiros gurus.

Falando em gurus, eis o maior deles: Matthew Berry.

 

matthewberry

 

Matthew é considerado o melhor analista de Fantasy Games e se especula que já tenha chegado aos 2 milhões de dólares trabalhando em seu cargo de Analista de Fantasy Sênior.

Para terminar, vamos ao ápice de como esse “joguinho" é amado pelos americanos: A série The League, que é toda ambientada em 6 jogadores de Fantasy e seus rituais e estratégias. Está no ar desde 2009 pelo canal FX.

 

theleague

 

Como sempre vemos que esse tal de Futebol Americano é muito maior do que imaginamos. Para nós brasileiros é apenas um esporte incrível e divertido, mas para os norte-americanos ele é um mercado com infinitas possibilidades de se fazer cada vez mais DINHEIRO!

Se você está curtindo essa coluna, te convido a me seguir no twitter (@felipevonzuben). Lá eu prometo falar menos de dinheiro e mais de bola oval ;)

Obrigado e nunca se esqueçam, All we need is R.O.I! 



Felipe Von Zuben é publicitário e atua como gerente de marketing de mais de 10 franquias de turismo no interior de São Paulo. Estagiou em marketing esportivo no Canadá atuando com franquias como Buffalo Bills (NFL), Phoenix Suns (NBA), Toronto Blue Jays (MLB), entre outras.

Comentários

Na maioria dos estados nos usa, o fantasy é considerado um Brain Game e com isso os jogadores podem usar dinheiro real para jogar pagando uma inscrição. No Brasil me parece que por lei, o Poker ja foi aprovado como Brain Game.
Gostaria de saber se existe algum projeto de lei na camara para aprovar o Fantasy como Brain Game. (Quem iria se dar muito bem com isso seria o “Cartola”)

Comentar

Veja também: