A eterna busca pelo QB perfeito

 

destaque-franchisequarterback

 

Muito se fala sobre o franchise quarterback, aquele jogador que é “a cara” da equipe e carrega durante sua carreira números e conquistas por uma mesma franquia.

Temos muitos exemplos positivos como Tom Brady nos Patriots, Drew Brees nos Saints, Ben Roethlisberger nos Steelers e muitos outros que possuem esse status na liga.

Mas poucas equipes conseguem logo após a saída de seu QB dos sonhos, colocar um substituto a altura do anterior. Ultimamente temos o Green Bay Packers com Aaron Rodgers no lugar de Brett Favre como um case de sucesso.

Porém a verdade é que a maioria dos General Managers entram no mês de março sonhando em encontrar sua estrela e acertar na escolha do Draft.

Nos últimos anos tivemos bons candidatos e hoje em dia, acompanhamos semana a semana seu desempenho, podendo comprovar se seus números equivalem ao salário de “gente grande” que eles recebem.

Vamos nos aprofundar em alguns casos:

Robert Griffin III

 

griffin

 

Draftado em 2012 na segunda posição, o jogador que ganhou o Heisman Trophy em 2011 chegou em Washigton com a função de ser a solução dos Redskins por muitos anos.

Mas seus números não ajudam, com um contrato de $21milhões que vai até 2015, o jogador coleciona lesões e altos e baixos em campo que não garantem firmeza para torcedores e administradores da franquia.

Contrato: $21milhões em 4 anos ($5milhões média/ano)

Carreira: 37 TDs / 18 INT

Sem contar suas interceptações, temos um valor de 405mil dólares por touchdown até o momento.

 

Cam Newton

 

newtom

 

Draftado em 2011 na primeira posição, levou a universidade de Auburn ao título nacional antes de chegar a NFL com grandes expectativas e olhares.

Newton possui um bom número de touchdowns até agora mas algumas atuações deixam a desejar. No MNF contra os Eagles (11/11) terminou o primeiro tempo com 3 interceptações e não conseguiu reagir, tomando uma bela lavada em horário nobre.

Contrato: $22milhões em 4 anos ($5,500milhões média/ano)

Carreira: 74 TDs / 50 INT

Sem contar suas interceptações, temos um valor de 297mil dólares por touchdown até o momento.

 

Andrew Luck

 

luck

 

Luck foi o primeiro escolhido do draft 2012, uma posição antes de Griffin. Foi o grande protagonista do draft pois “tomou" o lugar de Peyton Manning nos Colts tendo um enorme peso em suas costas.

Por enquanto o jogador esta agradando torcida e o público geral. Comete erros mas se mostra acima da média semana a semana. É atualmente a melhor aposta feita por uma equipe e parece sim ter o DNA de um franchise quarterback.

Contrato: $22milhões em 4 anos ($5,500milhões em média por ano)

Carreira: 72 TDs / 36 INT

Sem contar suas interceptações, temos um valor de 208mil dólares por touchdown até o momento.

 

Ryan Tannehill

 

tannehill

 

Ryan também é da classe de 2012 e veio da universidade de Texas A&M sem o status dos outros já apresentados. Foi o escolhido por Miami para comandar a equipe que já teve Dan Marino na posição. Entre os 4 apresentados, é o que tem o menor custo/touchdown por enquanto na carreira.

Contrato: $12milhões em 4 anos ($3milhões em média por ano)

Carreira: 51 TDs / 37 INT

Sem contar suas interceptações, temos um valor de 176mil dólares por touchdown até o momento.

Identificar um franchise quarterback não é tarefa nada fácil e demanda muita fé, estudo e dinheiro. Se após 4 anos (média de contrato para QBs novatos) a escolha se mostrou errada, o problema se inicia novamente e com ele a falta de paciência da torcida e o enfraquecimento da marca se tornam ainda maiores!

E você, como se sente em relação ao quarterback de seu time de coração? Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber a opinião de vocês.

Obs: Os valores e cálculos apresentados nessa matéria são aproximados e números retirados até a semana 10 da temporada 2014.

Obrigado e nunca se esqueçam, All we need is R.O.I! 



Felipe Von Zuben é publicitário e atua como gerente de marketing de mais de 10 franquias de turismo no interior de São Paulo. Estagiou em marketing esportivo no Canadá atuando com franquias como Buffalo Bills (NFL), Phoenix Suns (NBA), Toronto Blue Jays (MLB), entre outras.

Comentar

Veja também: