A polêmica troca de nome em Washington
Voltamos para mais uma semana onde vamos analisar o nosso esporte favorito através do business e do marketing que envolvem o jogo. Muito se ouve sobre a possível mudança de nome na equipe de Washington, os Redskins. Essa história voltou a ter força no ano passado e vem até agora movimentando os jornais e a mídia dos Estados Unidos. Mas foi lá no ano de 1988 que tudo começou. Após a vitória da equipe no Superbowl XXII diversos nativos norte americanos enviaram cartas para o então dono da equipe Jack Kent Cooke pedindo que ele mudasse o nome da equipe alegando racismo e estereótipo étnico que alimenta os diversos problemas que os assolam diariamente. 4 anos depois, no Superbowl de 1992 mais protestos aconteceram, desta vez por cerca de 2 mil pessoas da região que carregavam placas e cartazes dizendo: “Nós não somos mascotes” e “Propague o esporte e não o racismo”.
Protestos durante os anos.
Em 2013 a equipe voltou a sofrer com protestos em seus jogos, principalmente nas cidades com maior concentração de nativos como Denver, Dallas e Minneapolis. O então dono dos Redskins, Daniel Snyder já se manifestou por diversas vezes sobre o assunto e sempre afirma que não existe nenhuma chance de a equipe alterar o seu nome e que o significado é uma homenagem aos nativos norte americanos que foram tão importantes para o crescimento e desenvolvimento do país. Diversos jornais e websites já fizeram pesquisas com leitores sobre o tópico e quase sempre o resultado maioral é de que a equipe deve continuar como está.
Ou a Visa não querer arriscar sua reputação em uma parceria sensível que pode mudar a forma de como as pessoas enxergam os valores de sua marca e também cortar seus milhões de dólares. Como o próprio Snyder já disse, não existe qualquer alusão pejorativa no nome Redskins e as pesquisas tendem a mostrar isso, mas um afastamento de grandes marcas que gerariam uma grande baixa financeira pode ser mais relevante do que a questão moral do problema. Comente esse post deixando sua opinião sobre o assunto, sem dúvida temos muito o que acompanhar nessa história que não deve acabar tão cedo!
Obrigado e nunca se esqueçam, All we need is R.O.I!
Comentar