Uma liga de $1.07 bilhões em patrocínios

 

destaque-patrocinios2013

 

Nessa coluna nós já falamos de salários, patrocínios de jogadores, jogadores que mais vendem produtos e chegou a hora de falarmos das empresas que estão envolvidas com a NFL.

Os números que vou apresentar abaixo são de 2013 mas mostra muito da diversidade de setores que o esporte atrai. Diferente do que possamos imaginar.

A NFL e suas 32 franquias (equipes) arrecadaram cerca de $1.07 bilhões em patrocínios em 2013. Número 5,7% maior do que no ano anterior.

O setor de Seguro é o mais é atraído pelo esporte, seguido por Fast Food, Automóveis, Telefonia, Serviços Médicos e só em sexto lugar as Cervejas.

Isso quer dizer que existe um maior número de empresas de Seguro do que de Cervejas envolvidas com patrocínios no esporte.

 

exemplo-setores

 

exemplo-seguros

Nationwide, Geico e Metlife - 3 grandes marcas de seguro presentes na NFL

 

Um fato interessante é que a procura de patrocínios na NFL cresce mais do que em qualquer outro esporte nos Estados Unidos, cerca de 5%!

Pensando no crescimento tecnológico e a aproximação cada vez maior com os fãs, a liga fez uma grande parceria com a Microsoft e aderindo em 2014 o uso de tablets para técnicos e jogadores na sideline. Isso mostra o quanto a NFL está preocupada em continuar moderna e próxima de seu público, facilitando ainda mais na conversa com empresas.

exemplo-microsoft

Jogadores recebendo informações na sideline através de tablet da Microsoft

 

Falando de empresas, a marca que mais está presente é a Gatorade, com 100% de presença (todas as equipes reportaram algum tipo de patrocínio com a marca), seguido pela ABInBev com 88% (dona das cervejas Budweiser, Corona, Stella Artois), Ticketmaster com 67% (ingressos para shows e eventos) e Verizon com 58% (telefonia).

 

exemplo-gatorade

Essa não era difícil de se imaginar, qualquer jogo você se depara com a marca, principalmente em finais onde a tradição de jogar o Gatorade gelado no treinador se faz sempre presente.

 

Se usarmos esses $1.07 bilhões para dividir entre as 32 equipes, chegamos em uma média de 32milhões por equipe na liga e as equipes que reportaram lucro acima da média são:

exemplo-ricos

Os "Classe Alta" da NFL!

 

Dalas Cowboys, New England Patriots, New York Giants, Washington Redskins, New York Jets, Philadelphia Eagles, San Francisco 49ers e Indianápolis Colts.

Equipes que reportaram lucro dentro da média da liga:

exemplo-medios

Os "Classe Média" da NFL!

 

Chicago Bears, Denver Broncos, Miami Dolphins, Baltimore Ravens, Pittsburgh Steelers e Green Bay Packers.

Agora os “pobrezinhos” que estão abaixo da média:

exemplo-pobres

Os "Classe Baixa" da NFL!

 

Seattle Seahawks, Tamba Bay Buccanneers, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Cleveland Browns, Arizona Cardinals, Tennessee Titans, Kansas City Chiefs, Minnesota Vikings, Buffalo Bills, San Diego Chargers, Atlanta Falcons, Detroit Lions, St. Louis Rams, Jacksonville Jaguars, Cincinnati Bengals e Oakland Raiders.

Fazendo um link com o crescimento do esporte no Brasil, temos automóveis (Mitsubishi), comidas (Applebee’s) e cervejas (Conti Bier) que já se interessaram de alguma forma com a NFL. Claro que essas são as mais óbvias por serem setores fortes com o público masculino no país, mas se olharmos para o Top6 dos norte-americanos ainda falta o setor de seguro e segurança médica aparecerem por aqui.

Fonte: ieg

Obrigado e nunca se esqueçam, All we need is R.O.I! 



Felipe Von Zuben é publicitário e atua como gerente de marketing de mais de 10 franquias de turismo no interior de São Paulo. Estagiou em marketing esportivo no Canadá atuando com franquias como Buffalo Bills (NFL), Phoenix Suns (NBA), Toronto Blue Jays (MLB), entre outras.

Comentar

Veja também: